Novidades da temporada

Moda circular, mas o que é isso?

Vamos primeiro contextualizar: A indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta, responsável pela emissão de 10% de emissões de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos.

Além do carbono, há o desperdício da água, por exemplo, um jeans gasta aproximadamente 3.400 litros de água em sua confecção, energia e produtos químicos no processo de produção de fibras.

A moda passou a ter preocupações adicionais:  sustentabilidade, consumo consciente e o impacto que as marcas estão causando.

 

Uma das precursoras foi Anna Brismar, dona da empresa Green Strategy, que apresentou em 2014 seu projeto sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da empresa sueca H&M.

O consumo consciente diz respeito também a adquirir e usar um bem de forma a não exceder as necessidades e não o subutilizar. A aplicação desse conceito preserva o meio ambiente e contribui para uma oferta ou fabricação de acordo a uma demanda necessária.

A gerente de Transformação Circular da C&A (Margarida Lunetta) diz:

A CONEXÃO DIRETA E AFETIVA QUE NÓS CONSUMIDORES TEMOS COM NOSSAS ROUPAS FAZEM COM QUE AS PESSOAS, ESPECIALMENTE AS MAIS JOVENS, TORNEM-SE CADA VEZ MAIS SENSÍVEIS AOS IMPACTOS DO SETOR – SEJA NO MEIO AMBIENTE, SEJA NA VIDA DOS/AS TRABALHADORES/AS DESSA INDÚSTRIA. MUITOS CONSUMIDORES QUEREM SE RELACIONAR COM MARCAS QUE SE POSICIONEM COM RELAÇÃO AO ASSUNTO E QUE ESTEJAM TRANSFORMANDO ESSA REALIDADE.”

Por isso, pra ficar mais claro, a moda circular envolve o ciclo de vida de um produto, desde seu design até o final da sua vida útil.  Na prática, um produto tem seu design criado, sua fabricação, comercializado pelo varejista, consumidor e agora acrescenta-se o REUSO, REPARO, RECICLAGEM.

Nós do é Rika brechó fazemos parte da MODA CIRCULAR promovendo acesso a apegos e desapegos de forma simples e segura.

Quer fazer parte dessa moda circular?

Chame-nos no whatsapp: 11 94855-8708 ou email: e-rikabrecho@outlook.com

Erika de M Ribeiro Avila.

Owner do é Rika brechó.

Mulher na loja ao ar livre
Alterar
Despreocupado unidade

Viva!

desapega